20/08/2010

O que é um anglicano evangélico?

 

G.K. Chesterton uma vez enviou uma correspondência por escrito ao “The Times” falando sobre o que estaria errado com o mundo: “O que há de errado no mundo? Eu. Atenciosamente, G. K. Chesterton.” Por analogia, quando me perguntam, o que é um evangélico anglicano? Estou tentado a responder: “Bem, eu sou.”

Então, correndo o risco de parecer auto-indulgente, deixe-me dizer o que isso significa para mim. Isso significa que eu me considero em primeiro lugar cristão, em segundo cristão evangélico, e em terceiro anglicano evangélico cristão. Eles são como três círculos concêntricos, cristão é o maior e o menor é anglicano evangélico.

Para começar com o primeiro, quando eu digo que sou cristão, eu quero dizer que creio que Jesus Cristo é o Senhor do Universo, Salvador do mundo, e Cabeça da Igreja e que tenho dado a minha vida, alma e coração, mente e força para Ele. O desejo do meu coração é vê-lo mais claramente, amá-lo mais intensamente e segui-lo mais de perto, dia a dia. (Acho que é isso que vocês chamam de “ser extremamente claro,” algo que os anglicanos não fazem muito. Assim seja. Tenho sido provavelmente influenciado pela leitura das Confissões de Agostinho, muito recentemente).

Ser o primeiro e acima de tudo um cristão significa também que eu me sinto solidário com um pentecostal na Argentina, um Quaker no Quênia, um membro da Irmandade, na Espanha, um católico da Índia, e um membro de uma igreja doméstica subterrânea na China. Outras diferenças nacionais, bem como denominacionais, são pálidas insignificâncias à luz da nossa fidelidade a Jesus Cristo. Se eu fosse um anglicano, simplesmente, essa identidade com outros grupos seria muito mais difícil de aceitar.

Quando eu digo, por outro, que eu sou um evangélico, quero dizer que eu pertenço a essa parte da comunidade cristã, que enfatiza a importância da Bíblia como fonte primária de autoridade da Igreja e do Evangelho como a fonte da vitalidade da Igreja . Há outras características no evangelicalismo, mas eu diria que todas as outras são secundárias a esta. Como John Stott (figura importante do evangelicalismo anglicano), diz: “Os evangélicos são pessoas da Bíblia, e eles são pessoas do Evangelho.” Para mim, estas duas concepções são tão centrais para o cristianismo autêntico como a Santíssima Trindade ou o mandamento de amar o meu próximo.

Suponho que, se toda a Igreja decidisse amanhã que a Bíblia e o Evangelho fossem tão importantes quanto os evangélicos acreditam, então o termo evangélico, não seria mais necessário. Até então, eu estou contente em ser chamado de evangélico, não como um “membro” de um “partido” (Deus me perdoe), mas por causa destas convicções acerca da Bíblia e do Evangelho.

E, em terceiro lugar, quando eu digo que eu sou um anglicano, bem, eu acho que não preciso explicar o que é ser anglicano. Quanto ao porquê eu sou um anglicano, gostaria de dizer que eu aprecio uma série de coisas. Uma tradição que tem um forte senso de história (para muitos outros evangélicos, não aconteceu muita coisa entre o final de Atos e Lutero pregando suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, em 1517). A sensação de liberdade intelectual e espiritual dentro dos amplos limites cristãos (pensar e deixar pensar; “no essencial unidade, no não-essencial, liberdade; em tudo, amor”). A liturgia, que me liga com outras igrejas ao redor do mundo e através dos séculos (e não é dependente do capricho de um ministro, do indivíduo, do humor, do vocabulário, ou da espiritualidade). E o episcopado, pelo menos quando os bispos são fiéis e nos ensinam de forma piedosa.

E nos dias em que eu me pergunto por que eu fico nesta Igreja (e tem havido alguns desses recentemente), parte da minha resposta é: “Para quem havemos nós de ir?” Não que a Igreja Anglicana tenha “palavras de vida”, mas há outras coisas que eu aprecio, e, quando combinado com as palavras de vida, para mim é irresistível. (John Bowen)

Autor: John Bowen

fonte: O que é um anglicano evangélico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.