01/07/2010

OS SE7E PECADOS CAPITAIS:LUXÚRIA –PARTE 1

 luxuria5

IMPORTANTE: pelo tamanho do texto, LUXÚRIA será publicado em duas partes.

Orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e hoje a noite ao ultimo dos sete Pecados Capitais a luxúria. Durante todo o caminho: Quanto mais cativos dessas paixões, mais animais, menos humanos, mais bestiais, menos gentes nós somos.

Por isso, caminhamos como exercício de piedade numa reflexão bíblica dos sete pecados capitais, numa busca de nossa humanidade conforme o desejo e proposta de Deus nosso criador e redentor.

Galatas 5.16-26: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”.

Luxúria, o que é a luxúria? É em termos simples: só pensar “naquilo”: SEXO. Luxuria é o apetite desordenado pelo sexo. Luxuria é por assim dizer, um dos pecados mais excelentes de nossa sociedade. Sexo está esparramado diante de nós.

E você sabe que não precisa ser rico pra ser avarento. Não precisa comer muito pra ser glutão. E, também, não precisa fazer muito sexo pra ser culpado do pecado da luxuria.

Porque essa compreensão dos pecados capitais, não é a respeito daquilo que fazemos em si, mas daquilo que habita nosso coração, e a nossa interioridade.

Por exemplo, avareza não diz respeito a quanto dinheiro você tem nas mãos, mas que lugar o dinheiro ocupa no seu coração. E, se ele é o senhor dos seus valores e das suas prioridades e da maneira como você organiza a vida. Gula, não é o tamanho do seu prato, mas como você se relaciona com a comida e os prazeres próprios do seu corpo.

Assim também, a luxuria, não diz necessariamente ao quanto você faz de sexo.

Porque se existe uma coisa que as pessoas mentem é o quanto elas fazem de sexo. Você pergunta pra uma pessoa: Com que freqüência você faz sexo? Eu faço sexo todo dia. Mentira. Não, eu não faço… Provavelmente é mentira também. Porque as pessoas mentem sobre sexo.

Ao tratar da luxúria, a questão não é quanto sexo você faz, mas quanto o sexo esta dentro de você, o quanto ele ocupa seu pensamento, o quanto é o sexo que determina a sua visão de realidade, a sua forma de relacionar-se com o outro, a maneira de organizar a vida. Como você vê a si mesmo. Se você faz muito sexo, se você faz pouco sexo, se você não faz sexo…

A questão é, se o sexo pra você, é uma razão para felicidade ou infelicidade. Não importa se é muito, pouco, ou se faço moderadamente, mas se o sexo é uma área de conflito constante, é uma questão de tentação e agonia constante.

Nesse sentido estamos falando de luxuria: O quanto o sexo tem força e poder e, implica nossa consciência, vontade e ação.

Richard Foster diz que nossa sociedade fala pouco de sexo! Parece uma contradição: vemos sexo pra vender pneu, vender programa infantil, vender seguro de vida, promover dieta, promover ideologias. Sexo nas revistas, nas publicidades, nas conversas, nas piadas, nas sugestão de humor, sexo nos olhos, como nos olhamos e nos despimos mutuamente de vez em quando.

Richard Foster diz que a sociedade fala pouco, porque fala muito em termos de abrangência e muito pouco em termos de profundidade.  A sociedade não fala realmente sobre sexo. Não conversa de maneira adulta.

Nossas igrejas muito menos. Especialmente dentro do ambiente religioso o sexo é o tabu dos tabus. Sexo é o pecado sem perdão. O sujeito mata 5 pela manhã de noite ele prega. Adulterou: nunca mais prega. Porque pra nós sexo implica o pecado sem perdão.

Você deve saber de muito evangélico que dá calote, passa cheque sem fundo. Evangélico que mente. Que sonega. Evangélico que fofoca. Que fala mal da vida alheia. Evangélico que fala mal do pastor.  E todos esses se orgulham de não olhar pra capa da Playboy na banca. Ou melhor, alguns olham escondidos!

Tratamos a questão do sexo com superficialidade. Talvez o nosso grande silêncio a respeito do sexo seja uma evidencia de que somos do pecado da luxuria.  Assim, como a grande necessidade de dieta e uma evidencia que somos culpados no pecado da gula…

O silencio a respeito do sexo seja uma evidencia de que somos do pecado da luxuria, e que nós também só pensamos naquilo, e que aquilo é tão perigoso que temos dificuldade de mexer. E pior, nós já não sabemos mais como mexer direito nessa questão chamada sexo dentro da igreja evangélica.

  1. As novas configurações familiares
  2. Os novos conflitos de orientação sexual: Identidades, gênero.

Essa discussão dentro da igreja está conflitiva e diante do conflito a gente se cala.

Mas todo mundo tem sexo dentro do pensamento. Todo mundo pensa em sexo. Mas não se fala. Porque é conflitivo, é conflitivo porque existe um distanciamento crescente entre os pólos. Que pólos?

NOSSO PROPRIO CORAÇÃO. Nossas angustias, apetites questões interiores sobre sexo;

A SOCIEDADE QUE VIVEMOS. A maneira como ela lida com o sexo e a sexualidade;

A BIBLIA SAGRADA. Os referencias da Bíblia parecem incompatíveis com as demandas dos nossos apetites e com a configuração da sociedade. Por exemplo: A Bíblia sagrada é taxativa, ou pelo menos a teologia cristão é taxativa para afirmar que o sexo como exclusivo para o casamento, mas…

  • A Bíblia Sagrada foi escrita em um tempo em que se casava na puberdade;
  • A Bíblia Sagrada foi escrita em um tempo em que os casamentos eram arranjados entre famílias. Os clãs;
  • A Bíblia Sagrada foi escrita em um contexto de poligamia;
  • A Bíblia Sagrada foi escrita em um contexto de absoluta e cruel, exploração e espoliação da dignidade feminina.

Então? Como vamos olhar para a Bíblia sagrada, comparar com nosso tempo e buscar nela as referencia para nossa sexualidade? Nos calamos…

Por exemplo: costumamos dizer para os nossos filhos: “Só casa depois que se formar”.

Isso quer dizer: aproximadamente 24 ou 25 anos… (e olhe lá…). Porém, nossas crianças sofrem com o processo acelerado de erotização infantil, desde tenra idade.

“Só casa depois que se formar. Mas tem uma coisa meu filho, você vai descobri o sexo com os 13 ou 14, 15 anos. Mas você, só vai poder se casar e fazer sexo com 27, 29”…

“Tá bom. E dos 12, 13,15… até os 27, 29?”

Judô, basquete, natação, curso bíblico, vigília, oração, culpa, castração, infantilidade emocional e afetiva, incapacidade de lidar com o corpo e o prazer, incapacidade de construir relacionamento masculino, feminino. Quer mais?

O índice de divorciados, solteiros, viúvos e descasados em idade de plena intenção, de pleno apetite, pleno vigor e saúde para pratica do sexo é enorme: OU CASA OU ABSTENSE. Olha eu falo uma coisa pra vocês, eu não acredito em Papai Noel. Eu acredito na ética bíblica, mas não acredito em Papai Noel. Não me engano.

Porque sempre que falo com jovens e jovens adultos de nossa igreja e de outras que sou convidado a pregar, sempre que possível vem a pergunta sobre sexo: “Pode ou não pode?”

Daí eu aprendi com o Ed Rene: Sujeito que pergunta se pode, ou não pode. Não pode! Porque quem pergunta se pode não pode é criança, e criança não pode. Adulto não pergunta pode, não pode. Então se você tá perguntando será que eu posso? Não pode!

Mas é fatal que a pergunta sempre vem, porque é um conflito latente. Pior, que não é que o pessoal ta se segurando e torcendo pra falar que pode. É que o pessoal “tá geral” e tá loquinho pro pastor liberar pra atenuar a culpa. Não é que ta se contendo, e esperando o pastor liberar. Pastor não tem esse poder todo. Graças a Deus.

LUXURIA, é um assunto seríssimo. E o que é que a Bíblia diz pra nós? Ela diz que nós devemos andar em espírito para não satisfazer os desejos da carne. COMPLICOU BNASTANTE.

Porque o espírito deseja o que é contrario a carne e vice versa… Eles estão em conflito um com o outro. (idéia errada: os cachorrinhos brigando e ganha quem você alimenta mais… Não adianta pensar  andar em espírito e dominar o cachorrinho preto e, anular todo apetite sexual…). Sabe, o pensamento de não pensar em sexo pra ser mais santo?  Quanto mais santo eu for, menos tentado serei na área de sexo? Desejo de sexo, contrário de ser santo? Não é assim!

Imagino hoje este texto: Paulo dizendo: “Você não é bicho. O corpo tem desejos, apetites, mas somos humanos e temos a prerrogativa de decidirmos o que fazemos com nossos desejos e apetites.

Desejo não é pecado, vontade não é pecado. Gostar da coisa num é pecado, eu diria que pecado é não gostar.

Paulo está dizendo: “Não vivam como animais. Sabe como vive o bicho? Vive com as obras da carne manifestas: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias. (PECADOS FILHOS DA LUXÚRIA). Vocês são seres espirituais criados a imagem e semelhança de Deus, então façamos um caminho de transcender nossa animalidade.

Mas, é possível ser animal casto e transcender a animalidade sem ser casto. A bíblia esta nos chamando a transcendermos nossa animalidade a vivermos nossa humanidade digna.

A questão não é se eu faço sexo ou não faço. A questão é: se eu não faço. Eu não faço e sou gente. Gente suficiente pra deixar de fazer? E se faço, eu sou gente? Gente suficiente pra fazer como se deve fazer?

A questão não é sexo ou não sexo. A questão é você é bicho ou você é gente? Você é cativo da carne? A carne degenerada com apetites desgovernados descontrolados. Ou você é alguém cuja dimensão espiritual capacita viver com sua dimensão animal? Por que somos isso: pó da terra (animalidade), mas sopro da vida (espiritualidade). Somos isso. Nada menos que isso. Convivemos com essas duas coisas, não podemos negar nenhuma coisa nem outra.

É o dualismo grego que vai impor sobre nós que o corpo é do pecado e que o espírito é divino. Isso é mentira! Deus não habita nossos corações e o diabo o meio de nossas pernas (Jonathan Winters). Isso não é verdade. Deus nos habita por inteiro. Quer nos habitar por inteiro.

Como nós cristãos respondemos a luxuria?

Os solteiros com castidade. Os casados com fidelidade. Mas não é tão simples quanto parece…

Por exemplo: Quanto sexo ilícito se pratica no casamento? Quanto sexo ilícito se pratica no casamento entre cônjuges? Quantos maridos estupram suas mulheres? Quantas mulheres se prostituem para seus maridos? Quantos homens usam os corpos de suas mulheres sem assumi-las integralmente somo suas mulheres e mulheres de suas vidas? Quantas mulheres cumprem obrigações porque não tem outra alternativa ou outra saída?

Estão casados, estão na cama, fazendo sexo.

Alguém diria: legítimo! Estão casados!

Não, não… Podem ser casados, ser cônjuges, estar na mesma cama e podem ser dois bichos.

Castidade é castidade. Jesus disse que se alguém olhar com olhar impuro já cometeu o adultério.

Olhar com olhar impuro, não é o mesmo que olhar com desejo. Olhar com olhar impuro, não é o mesmo que olhar apreciando o belo. Olhar com olhar impuro, não é o olhar masculino.

Por exemplo: Um bom nariz sente todos os cheiros que lhe são possíveis a distância.

É sinônimo de boa saúde emocional, espiritual, física que um homem sinta-se atraído por uma mulher bonita. Que uma mulher sinta-se despertada em seus desejos por um homem que lhe atraia. Por que? Porque não é razoável que eu imagine que o meu desejo não será despertado para qualquer outra mulher que não seja a minha. É a mesma coisa que desejar que o meu nariz só sinta um cheiro. O meu nariz sente todos os cheiros que passam por ele…

Agora, um bom dono de nariz, sabe onde põe o seu nariz. Portanto, o meu desejo pode ser atiçado, despertado, chamado a atenção, uma duas, dez vezes, e quanto mais eu pensar naquilo, mais vezes será!…

Não é motivo de minha culpa quando meu desejo é aflorado, mas é minha responsabilidade o que eu faço com o meu desejo. É minha responsabilidade a mulher que transformo em objeto do meu prazer. É minha responsabilidade.

Olhar com olhar impuro é um olhar com maquinação, com intenção, um olhar com planejamento, um olhar com assédio, um olhar com desejo explicitado. Um olhar com um desejo transgressivo!  Isso que é o adultério.

Esse olhar de quem no fundo diz assim: “Se eu tivesse certeza que não seria pego eu iria até o fim!”. Ai está um coração adultero.

Tá vendo? Não interessa se fez sexo com ele ou não. Se fez sexo com ela ou não.

A questão não é o quanto de sexo. É o quanto de sexo tem dentro de você, e como é que você olhou para o outro. Como uma presa faminta, que vai devorar o outro para sua satisfação e depois lançar os ossos fora como lixo?  Ou se você olhou com dignidade. Essa é a grande questão. A castidade está ai, nessa capacidade de ser humano, de ser respeitoso.

milton

FONTE:   vineyard café || blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.