30/06/2010

Para falar de Deus: Perdão na família

 

Uma benção que nos aproxima de Deus.
Gênesis 45. 15 – “E José beijou a todos os seus irmãos, chorando sobre eles”.

INTRODUÇÃO

Imagino que todos conhecem a história de José. Jacó criou os seus filhos fazendo diferença entre eles. A bíblia relata em Gênesis 37. 3 que Jacó amava mais a José do que a todos os seus outros filhos. E isso causou uma grande inveja dos irmãos de José com ele. Até que eles o venderam para uns mercadores midianitas e esses o levaram ao Egito.

O texto em que nós lemos José já era governador do Egito, mas não foi sempre assim. Por causa da atitude dos irmãos de José, ele sofreu 13 anos, entre escravo e preso. Quando lemos a história, todo o sofrimento de José demoramos a entender como José pode perdoar seus irmãos.

Muitas das vezes acontecem coisas na nossa família em que nos chateamos e a partir daí não queremos oferecer o perdão. José passou por 13 anos sofrendo, longe de sua casa, longe do seu pai querido e ofereceu o perdão.

Vamos aprender hoje que o perdão é uma benção que nos aproxima de Deus.

Vamos hoje responder algumas questões: O que é perdoar? Porque eu devo perdoar? Quantas vezes devo perdoar? O que a falta de perdão gera em nós? O que o perdão gera em nós quando o liberamos?

O QUE É PERDOAR?

Perdoar segundo o dicionário é: 1 Conceder perdão a; ser humanitário, tolerante; 2 Absolver, remitir (culpa, dívida, pena etc.); desculpar.

É admitir que a fraqueza humana esteja sempre presente, mesmo na pessoa que vive na mais reta intenção, e que o erro de hoje necessariamente não se repetirá amanhã. Assim perdoar é oferecer à pessoa um crédito de confiança.

Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. (Romanos 12. 19 - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.)

Uma família não pode subsistir sem perdão, pois vamos errar uns com os outros. Perdoar é possibilitar a convivência.

Perdoar é participar da misericórdia divina e saber perdoar é ser capaz de realizar o mais divino dos gestos para com o ser humano: o gesto do perdão.

Perdoar é uma decisão da alma com todas as suas faculdades e não simplesmente emotiva. (Colossenses 3. 13 - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.)

PORQUE EU DEVO PERDOAR?

1. É uma ordem divina e não uma opção humana. (Lucas 17. 4 - E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.Efésios 4. 32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.)

2. Fomos perdoados por Deus e temos que imitá-lo na prática do perdão que é uma das virtudes cristã. (Marcos 11. 25 - E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.)

3. Porque nossa comunhão com Deus depende disso. (Mateus 5. 23-26 - 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.)

4. O perdão é um indicador de nossa compreensão do amor de Deus por nós. (Colossenses 3. 13b - ...assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.)

QUANTAS VEZES EU DEVO PERDOAR?

Cristo nos mostra o processo de tratamento e perdão que temos que dar. (Mateus 18. 21-35 - 21 ¶ Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. 23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a certo rei que quis fazer contas com os seus servos; 24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; 25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. 26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. 28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. 29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. 31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. 32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. 33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? 34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. 35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

Quer ser feliz por um momento vingue-se, quer ser feliz por toda a eternidade perdoe.

O QUE A FALTA DE PERDÃO GERA EM NÓS?

(Colossenses 3. 11-13 - 11 Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. 12 ¶ Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. – Hebreus 12. 15 - Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.)

· 1 – Nos tornamos pessoas amargas e vingativas;

· 2 – Desenvolvemos doenças físicas: úlcera, pressão alta, etc.;

· 3 – Desenvolvemos doenças emocionais: depressão;

· 4 – Entramos em crise espiritual, pois o nosso relacionamento com Deus fica prejudicado.

Efésios 4. 30-32 - 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.)

O QUE O PERDÃO GERA EM NÓS QUANDO O LIBERAMOS? Salmos 32 

· 1 – Cura Espiritual;

· 2 – Libertação da alma das cadeias de sentimentos negativos;

· 3 – Saúde física, emocional;

· 4 – Avivamento contínuo em sua vida;

· 5 – Você sempre verá Deus presente em sua vida e de sua família.

CONCLUSÃO

Ilustração:

Há algum tempo atrás li a história de um rapaz que se rebelou contra seus pais no início da sua adolescência. Saiu de casa, ofendeu e magoou profundamente aqueles que mais o amavam.

Passaram-se anos sem que seus pais recebessem qualquer notícia daquele filho. "Talvez tenha morrido", pensaram.

Muito tempo depois, o pai recebe uma carta. Para sua surpresa o remetente era seu filho. Num misto de sentimentos leu atentamente aquela carta que dizia: "Pai e Mãe, hoje tenho consciência do quanto magoei vocês. Preciso do seu perdão. Preciso voltar para casa. Se vocês ainda acharam que posso voltar, peço apenas uma coisa: pendurem uma toalha branca no quintal. Quando o trem passar, saberei a resposta."

O trem se aproximava da cidade, e o jovem sabia que poderia avistar da janela do vagão a toalha. Ele dizia em seu coração: "Se não houver toalha branca no quintal, nem descerei do trem. Saberei que não tenho mais lugar na casa dos meus pais".


Ele avistou a casa... Com os olhos marejados e um choro que não queria se conter, ele pôde contemplar uma cena jamais vista. No quintal da casa não havia uma toalha... Havia, sim, inúmeros lençóis por todos os lados: nas janelas, nas árvores, no telhado, e na varanda... Seus pais acenando intensamente um grande pedaço de tecido branco.

Desceu do trem, e correndo abraçou-os em meio àquela profunda emoção. Ele ainda pôde ouvir amorosamente seu pai falar: "Filho, todos os dias esperávamos a sua volta".

O perdão renova a vida em família!

Portanto decida perdoar, decida viver livre de mágoa, decida ter um coração perdoador como é o coração de Deus para você e sua família.

Deus abençoe sua vida!
Fonte: Pra. Deise Campos

Fonte:  Para falar de Deus: Perdão na família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.