25/06/2010

MEDO DA LIBERDADE

 

A maioria dos presos que ficam encarcerados por longos anos, apesar do grande desejo de liberdade, são acometidos de um mal chamado “Síndrome do Medo da Liberdade”. Trata-se do pavor, às vezes irracional, de sair da “segurança” de sua cela. Na verdade, eles já estão tão acostumados ao convívio social dos amigos presidiários, das convenções, regras e códigos de conduta da prisão a que foram submetidos que a liberdade passa a se tornar uma ameaça ao invés de um prêmio.
É o medo de não ser aceito, medo de não encontrar abrigo, medo de cometer novamente algum tipo de crime, medo de morrer, etc. Uma série de medos que leva "o livre" a viver uma vida aprisionada em sua mente. Assim é a religião e suas manobras, ditas espirituais, para manter seus seguidores inseridos em seus códigos de conduta e regras.Enquanto o evangelho liberta através da verdade, a religião aprisiona em suas mentiras. Há pessoas que matam em nome da religião. Fazem verdadeiras loucuras para manter o código, como se ele fosse importante...
Você pode dizer: "ah, mais isso só acontece nas religiões de extremismo". Infelizmente, estas atitudes extremas estão mais perto de nós do que possamos imaginar. Pastores 'puxando tapete' de outros pastores, denegrindo a imagem de seus semelhantes, falando mal, mentindo, orquestrando e fazendo manobras "espirituais" para o bem maior. Para estes realmente "os fins justificam os meios".
Para manter a ordem e o seguimento das regras de suas denominações, os líderes usam, ardilosamente, todas as formas de manipulação e amedrontamento sobre seus fiéis. Desta forma os fiéis sentem-se seguros dentro de suas denominações, por mais que ela seja sufocante em certos momentos e as regras sejam difíceis de seguir.
Utiliza-se a famosa teologia do medo. "ai de você se não obedecer seu pastor", "ai de você se não dizimar", "ai de você se não ofertar", "ai de você se não fizer o bem", "ai de você se falar mal de seu líder", "ai de você se você não aceitar um cargo na igreja", e por aí vai... Coloca-se um fardo sobre os ombros dos fiéis e eles passam a seguir regras e a se policiar para não fazer nada que possa desagradar seu líder, com medo da maldição que eles mesmo proferem sobre a congregação. Se isto não é prisão, não sei o que é...
Estes fiéis até ouvem falar da liberdade para qual o Senhor Jesus nos chamou e por ela se interessam. Mas neste momento comparam-se aos presos que estão próximos de ganhar sua liberdade. Ficam com a Síndrome do Medo da Liberdade. O que pode acontecer comigo se eu tentar sair desta religião? ou desta instituição?
Parece até aquele velha história que ouvimos sobre as sociedades secretas e a dificuldade de, uma vez dentro, dela sair. Praticamente temos visto isto dentro das igrejas evangélicas. Perseguição e discriminação quando o fiel entende sua liberdade e resolve deixar as regras e códigos de determinada instituição e seguir apenas o evangelho e a Jesus.
Assim vivem milhares e milhares de cristãos, que entendem a necessidade de seguir a Cristo, que é real, mas estão dando mais ênfase ao intermediário, a instituição e seus líderes. Vivem aprisionados as mentiras da religião e as artimanhas de líderes 'altamente espirituais' que manipulam seus fiéis da forma que querem para seus proveitos próprios.
Não sofra da Síndrome do Medo da Liberdade, VIVA A LIBERDADE!
Théo Pimenta

FONTE: Emeurgência: Medo da Liberdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.