26/02/2010

Inveja? Ninguém merece!

 

Por Hermes Fernandes

O personagem Zeca Pimenteira, interpretado pelo ator Jeovane Nunes, no programa Zorra Total, caiu no gosto popular. Embora não passe de uma brincadeira, tem gente que se sente incomodada, e até fecha os olhos ou troca de canal quando o personagem abaixa seus óculos e diz o bordão: Cuidado! Tem gente que bota olho gordo em tudo...
Superstição à parte, dizem que a inveja é o único pecado inconfessável. É mais fácil confessar um adultério, do que admitir que sente inveja de alguém.
A inveja é uma acusação que se faz a Deus. Toda vez que invejamos, dizemos que Deus não é justo, pois deveria ter dado a nós, o que deu a outros. A inveja se baseia nos méritos humanos. Nossa tendência natural é achar que merecemos mais do qualquer um. Aos nossos olhos, somos os mais justos, os que mais trabalham, os mais dedicados, e por isso, os que merecem receber sempre melhor. Daí vem a inveja! Não parece justo que alguém desfrute de maiores regalias do que nós.
Só existe um antídoto contra a inveja: a Graça. Se tudo o que Deus faz é movido exclusivamente por Sua Graça, e não por méritos humanos, logo, não há motivo para questionarmos a justiça divina. Como diz o bordão popular: Ninguém merece! E ninguém merece mesmo. Se Deus nos tratasse mediante nossos méritos, estaríamos todos perdidos.
***
Fonte: Hermes Fernandes, via Púlpito Cristão

Inveja? Ninguém merece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.