18/01/2010

VOZES DOS GIGANTES: A BIOGRAFIA DO REVERENDO F. F. Bosworth

 
1877 - 1958

Fred Francis Bosworth, 1877 - 1958 foi um dos pilares do movimento pentecostal moderno. Converteu-se ainda jovem, quando esteve de cama por causa da tuberculose. Naquele momento foi abandonado para morrer, como era o costume da época, pois ainda não havia cura para esta doença. Mas ele ouviu a Palavra numa igreja metodista, através da boca da evangelista  Mattie Perry.
Anos mais tarde, ele e sua família foram guiados pelo Senhor para ir para Sião, Illinois, para participarem da igreja  de John Alexander Dowie. Pouco depois de chegar lá, Dowie Bosworth, foi contratado para ser seu diretor de banda.
Em 1906, Charles Parham chegou ao Sião e ministrou uma série de reuniões na casa de Bosworth, e em outros lugares. Bosworth se encheu do Espírito Santo, e disparou a falar em línguas. Bosworth logo começou a ministrar como um evangelista itinerante. Em 1909  sua esposa se mudou para Dallas, Texas, e fundou a Primeira Assembléia da Igreja de Deus. Multidões foram salvas, curadas e cheias do Espírito Santo na igreja  nos anos seguintes através deste ministério.
Em agosto de 1911, o irmão Bosworth aceitou um convite para  pregar aos brancos e negros no segregado Hearne, Texas. Ele pregou a eles de cima de uma plataforma simples, de madeira. A plataforma foi dividida para que coubessem tanto negros como brancos, em separado, (um horror da  época da segregação racial nos EUA), de modo que ambos pudessem ouvi-lo.
Após uma das reuniões neste lugar, um grupo de homens cercaram Bosworth e o espancaram violentamente, pelo fato de ele ter tido a  ousadia de  pregar aos brancos e negros  igualmente.  O reverendo não lhe ofereceu  nenhuma resistência, assim como não fez nenhum esforço para não ser executado. Embora  estivesse coberto de sangue, milagrosamente  apenas seu pulso esquerdo fora quebrado. Logo após ele foi forçado a deixar Hearne a pé, andando vários quilômetros ao longo da estrada férrea até a próxima cidade. No caminho Deus operou um milagre:  enquanto ele caminhava na escuridão, Deus enviou anjos enfermeiros que estancaram suas dores e feridas. Ele se alegrou muito com isso e agradeceu a Deus pois:  como o Apóstolo  Paulo em campos extrangeiros, ele havia sido considerado digno de sofrer a dor e a vergonha por causa do nome de Jesus. Ele perdoou aqueles que impiedosamente o espancaram e não fez nenhuma acusação. Louvado seja Deus!
Bosworth, um homem de integridade e convicção, acabou renunciando à denominação Assembléia de Deus. Cancelaram os documentos de sua ordenação, porque ele começou a acreditar que falar em línguas não era a única evidência inicial do batismo no Espírito. Tal como hoje, assim foi um grande escândalo quando os cristãos falavam em línguas, mas continuavam a viver uma vida carnal.
Ao longo dos anos entre 1920 e 1930  inúmeras pessoas foram salvas, cheias do Espírito Santo, e curadas em reuniões. Bosworth  atravessou os EUA e o Canadá com muito fervor no coração. Em 1924 ele publicou seu livro, "Christ The Healer", que se tornou um clássico.
Curiosamente, muitas pessoas foram curadas, particularmente da surdez, em suas reuniões. David Du Plessis relatou estar em uma reunião de Bosworth em 1928, em que muitos estudantes de uma escola de surdos foram levados para suas reuniões. Brother Du Plessis viu como Bosworth orou por cada criança surda, e alegrou-se quando todos eles eram curados e começaram a ouvir perfeitamente. Após a reunião, uma vez que eles já não tinham os alunos, a escola para surdos foi obrigada a fechar as portas.
Em 1947, ele conheceu William Branham, que estava entrando em cena , e  Bosworth se tornou um conselheiro e mentor de Branham, T.L. Osborn, e  um jovem  chamado Oral Roberts, além de  outros ministros. Bosworth orou pelos doentes em muitos dos encontros de Branham. Ele ministrou com Branham e  os outros na  África e no Japão.Quem quer fogo de Deus  tem que andar com quem já tem fogo…
Em 1958, o Senhor disse a F.F.  Bosworth que havia "acabado a sua carreira", e ele iria para o lar, para o céu, em breve. Anunciou isto à sua família. Sua neta  disse que estava profundamente abatida por isso, ela queria acordar na  manhã seguinte e saber que ele  ainda estaria aqui.
Embora ele não havia sido diagnosticado com qualquer doença ou condição que poderia causar a morte, ele era persistente em dizer aos entes queridos e amigos que  estaria partindo para o lar a qualquer momento. A notícia se espalhou entre os ministros e amigos, que começaram a  visitá-lo para dizer adeus.
T.L. Osborn conta que, ao  chegar na casa de Bosworth e ouvi-lo gritar:

___"Irmão TL ! Este é o maior dia da minha vida! Deus me disse, eu tenho que ir para casa para estar com Ele AINDA hoje! Whooooo! Aleluia!"
Assim, os  amigos e familiares se reuniram em torno de sua cama, foi quando os seus olhos se abriram para o céu. Aqueles na sala ouviram quando ele começou a dizer, com um sorriso iluminado pela Graça: ___Até que enfim!

Então ele comentou para a  família e os amigos que ele estava vendo os céus, e passou a  descrever as glórias de lá . Ele faleceu uma hora mais tarde, aos 81 anos de idade, sem doença alguma. Ele simplesmente foi dormir no Senhor.


Ah. . . as lições a serem aprendidas com a vida Bosworth!
Honra. Integridade. Fidelidade com as Escrituras. Fé em Deus para com todas as Suas promessas, incluindo as curas. Ainda que sofresse milhares de perseguições ele perdoava aos seus inimigos. Manteve um testemunho cristão coerente até ao fim, permanecendo fiel às suas convicções. Foi para  a glória com  bom fruto.

Muitos dos sermões de  Bosworth foram registrados ao longo dos anos e mantidos em depósito até recentemente. A neta de  Bosworth recolheu todos eles e os armazenou para que hoje muitos pudessem ter acesso a grande obra deste amado Reverendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.