30/03/2009

O PERIGO DAS SEITAS: MENOR SE NEGA A IR EMBORA COM OS PAIS…

 thumbnailCAN2HN1A

Tabernáculo 'longe de Deus': menor se nega a ir embora com pais

29 de março de 2009. Na última segunda-feira, dia 23, às 9 horas, Claudinéia Ubner Morais, 37 anos, tentava mais uma vez: "Meu filho, volta com a gente, aqui não tem futuro pra você". Chorando muito, a mãe apelava ao filho Ricardo Ferreira de Carvalho Júnior, 17 anos, integrante da Tabernáculo, para que desistisse de acompanhar o pastor Inereu.

O NOTÍCIA AGORA acompanhou, durante todo o dia, o drama de Claudinéia, seu marido, Ricardo Ferreira de Carvalho, 37, e o filho caçula, Carlos Henrique, 9 anos. Na porteira da comunidade Recanto das Águias, ela chorava e pedia. O adolescente, sem demonstrar qualquer expressão, explicava, de cabeça baixa: "Só vou com um papel de juiz mandando eu ir".
Claudinéia saiu da comunidade no final do ano passado, quando percebeu que o pastor ia contra os princípios religiosos. "Ele disse uma vez que se alguma jovem aparecesse grávida, era para que ninguém se assustasse, pois seria algo comum. Depois disso, sua esposa foi embora e ele se casou informalmente com uma menina de uns 20 anos", relata.
Segundo ela, além do comportamento controverso do pastor, a falta de comida, remédios e roupas foi ficando pior, e quem adoecia não tinha chance de ir ao médico. "Era uma espécie de cativeiro, onde não tínhamos dinheiro, não tínhamos mais para onde ir, porque nossos bens ficaram com o pastor. E quando procurávamos por ele, sequer éramos recebidos", lembra a ex-integrante da Recanto das Águias.
Durante um ano, a comunidade viveu em alojamentos. Só depois pode mudar para as casas que ainda não ficaram prontas.
Família recupera filho com ajuda de juiz e de policiais
Depois de uma longa negociação, a família de Ricardo Ferreira de Carvalho, 17 anos, pode, finalmente, tê-lo de volta. Claudinéia e o marido, que vivem hoje em Belo Horizonte, Minas Gerais, esperaram por duas horas a chegada do rapaz no centro de Ecoporanga. O jovem só saiu do Recanto das Águias com o mandado de um juiz e o auxílio de policiais.
"Isso é influência do pastor. Tivemos sorte de sair de lá, de conseguir condições financeiras de voltar para Minas. É claro que meu filho tem que ir junto", fala Claudinéia. No Conselho Tutelar de Ecoporanga, o presidente da casa, Remi Ferreira Alves, explica que os jovens estão matriculados na escola de ensino médio local, mas não estão frequentando as aulas.

"Os representantes da comunidade explicaram que é por falta de transporte e garantiram que eles voltam às aulas até dia 6 de abril", conta. Por lei, todo menor tem que estudar. As crianças do ensino fundamental da seita estão cumprindo essa determinação, mas os de ensino médio não.
"Meu filho ficou todo esse tempo (quatro meses) sem escola, sob a responsabilidade de uma pessoa cheia de más intenções. Ele só trabalhava em obra e roça, sem remuneração", emociona-se mãe.
Pai: "tinha que implorar por um chinelo para meu filho"
A família do caminhoneiro Ricardo Ferreira de Carvalho, 37, se diz sortuda. Todos os passos dados foi com a intenção, de um dia, serem arrebatados por Jesus Cristo. E, mesmo com a triste caminhada no Recanto das Águias, não perderam a fé.  
Ricardo conta detalhes de como se tornou fiel e o que acontecia no sítio enquanto ainda vivia lá.
Quando você veio para Ecoporanga?
Logo no início, com os outros. Eu saí de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com minha família, inspirado no incentivo de nosso pastor de lá, que regia a Tabernáculo do bairro Cabana. Passei um mês no condomínio de Vitória e depois fui para o Recanto das Águias. Mas, antes disso, fui expulso pelo pastor ainda na igreja em Vitória, diante de todos os fiéis, acusado de traição. Inereu disse que eu escondi dinheiro da venda de um carro meu, e não foi nada disso. Vendi o carro e dei todo o valor a ele, assim como R$ 50 mil de um imóvel. Ainda assim, de longe, mandei vários e-mails pedindo perdão, pedindo para voltar. Então, ele aceitou.
O que mais o intrigou no Recanto?
Muita coisa. Lá, uns tem muito, outros, nada. Eu tinha que implorar para ter um chinelinho para meu filho. Já outros, considerados de confiança pelo pastor, tinham tudo que precisavam. Também via o absurdo de mulheres que o Inereu "selecionava" para ficar perto dele. E ainda vi casamentos desfeitos, infidelidade. O pastor não aceita críticas, e tínhamos que assistir a tudo aquilo como se fosse normal criar filhos diante de preceitos que vão contra a família.
Por que você acha que seu filho não quis ir embora com vocês?
Porque está influenciado pelas ideias do pastor. Soube que a juventude lá se perdeu, e o Inereu não se importa. Soube que teve garrafa de conhaque rodando entre os rapazes, e ainda não é proibido os namorados se relacionarem intimamente, mesmo muito jovens.
FONTE 1 : Gazeta Online

FONTE 2):  NOTÍCIAS CRISTÃS: Tabernáculo 'longe de Deus': menor se nega a ir embora com pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.