08/02/2009

SEXO NA JUVENTUDE – VALE A PENA ESPERAR?

SONGOFSALOMOM

Sexo. Explosivo e excitante, ele é uma força que mexe com a cabeça de quase todo mundo. Quem é normal gosta de sexo. Quando se fala em sexo, é importante lembrar que: esperar a hora certa, é mais seguro! Quando existe amor entre um homem e uma mulher, o respeito, carinho e atenção falam mais alto do que  o  prazer físico.
Há muitos incentivos para  a prática do sexo antes do casamento, mas os jovens precisam  tomar suas próprias decisões e com todas as forças dizer “não”.


Abstinência Sexual
O aumento alarmante do número de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez entre adolescentes fez com que um médico da Grã-Bretanha alertasse os jovens para a abstinência sexual.
O doutor lembrou que, nos EUA, uma campanha pela abstinência sexual provocou uma queda significativa do número de adolescentes grávidas.
Satanás tem um arsenal de recursos para despertar a curiosidade humana, para a prática do sexo antes do casamento, pois ele não quer que a pureza seja uma virtude no casamento.
Satanás leva os jovens a procurar o sexo, principalmente quando:
- Sentem insegurança com a sua aparência, e no fundo, desejam afirmar quem são.
- Tem pouco ou nenhum interesse nos valores espirituais.
- Vêm de famílias onde não tinham  amizade com os pais.
- Não se sentem amados em casa, e quando não percebem expressões de aprovação e apreciação entre os pais e irmãos.
- Não pensam com cuidado acerca de si mesmos, e a respeito do sexo antes do casamento.


Viciados em sexo
O problema com o sexo fora de lugar, tem mais um componente hoje:  a Internet. A quantidade de pessoas envolvidas em sexo, via Internet, é tão grande que tem levado muitos internautas para os consultórios de psicoterapeutas. Parece que sexo e Internet se combinam. Acobertados pelo anonimato, e seguros nas poltronas de suas próprias casas, os internautas vêem na rede o ambiente propício para satisfazer as mais inconfessáveis fantasias.
Para os jovens que querem seguir o plano de Deus, agora existe mais um inimigo a enfrentar. Não permita que a curiosidade, ou a conversa dos amigos, te levem a navegar por caminhos perigosos na Internet!
A melhor fórmula para vencer é pedir forças a Deus para não entrar a primeira vez.
Mantêm as mãos, olhos e mente puros.

Motivos Para Deixar o Sexo Como um Presente de Casamento:
Existem muitos motivos para confirmar que Deus está certo ao apresentar o sexo como o Seu presente de casamento para um casal.
Ele diz claramente que deve  esperar até o casamento.
1-Só no casamento os dois devem se tornar “uma só carne”(Gên. 2:24)
2-Prejudica a amizade com Ele. Você está distante de Deus quando segue um caminho diferente do que Ele recomendou. Compensa?
3-Prejudica a reputação. Fica a fama de fácil. As pessoas gostam de se aproveitar dos fáceis, mas preferem relacionamentos sérios com os fiéis.
4-Interfere na comunicação do casal. Quando o sexo surge no namoro altera a prioridade no relacionamento. Todo o tempo que passam juntos é aproveitado para o envolvimento sexual, ou para criar esse “clima”. O desejo sexual é mais forte do que o sentimento do amor.
5-Tira o brilho da relação sexual dentro do casamento. Quando o casamento chegar, e tudo se tornar normal e permitido, o brilho diminui consideravelmente.
6-O risco de contrair DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e AIDS é muito grande. O prazer começa a falar mais alto do que a razão, e aí tudo pode acontecer.
7-O risco de gravidez e aborto está sempre presente. Basta ver a quantidade de pais e mães solteiros hoje ,e o número de abortos.
8-Abala o relacionamento com os pais.
9-O fim de um namoro onde houve sexo é muito doloroso. Os corpos criaram compromisso e intimidade quando se descobre que um não foi feito para o outro.
10-Quando espera até o casamento está demonstrando amor.
Quem ama respeita! A espera tem a bênção de Deus.  Ele usa dois meios para mostrar sua bênção: a vida e o tempo. Eles se encarregam de recompensar a obediência.


É possível resistir:
Se está  lutando para se manter puro, ou para mudar os hábitos sexuais, e assim voltar ao plano original de Deus, é importante seguir alguns conselhos, confiando que em Deus podemos todas as coisas (Fil 4:13).

Aprenda a dizer NÃO!
- Evita assistir programas e filmes picantes com apelos eróticos.
- Mantenha um diálogo aberto com o(a) namorado(a) sobre seus sentimentos acerca do momento certo para o sexo.
- Estabeleça os limites no início do namoro.
- Controle as carícias, controlando o teu próprio corpo, também.
- Evita ficar sozinho com o(a) namorado(a) por muito tempo.
- Gaste tempo meditando nas coisas de Deus para ser “transformado pela renovação da mente” (Rom. 12:2). Afinal, Bons pensamentos geram boas atitudes.
- Pense nos benefícios que você tem ao deixar o sexo para a hora certa.
- Não se julgue  forte e capaz para vencer sozinho as tentações sexuais.
- Dependa exclusivamente de Deus, pois Ele é quem conhece  o seu “funcionamento”.
- Insista em seguir os planos de Deus. A oração traz transformação.
- Faça um compromisso consigo mesmo e com Deus. Ele não falha.

Deus compreende como é difícil para os solteiros se manterem “intactos” até o casamento.
Ele sabe que, às vezes, os impulsos falam bem mais alto, e está disposto a ajudar. Vale a pena confiar nEle.
É bom recordar  que o namoro é um período de conhecimento sadio entre duas pessoas que se amam, e procuram conhecer a vontade de Deus para o seu matrimônio.

Alzira Sterque

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.