31/12/2008

O AMOR NÃO É EGOÍSTA

 CASAL DE PINGUYINS

O amor não é egoísta (I Co 13.5b)


O ser humano é naturalmente egoísta. Quando ainda é bebê, isso se torna bem visível. Não importa o que esteja acontecendo no mundo, não importa a crise financeira, não importa o dólar nas alturas e muito menos quem é o novo presidente dos EUA, ele quer comer! Que o mundo inteiro se renda à sua fome. Quando cresce, aprende que a busca pelos seus próprios interesses é o alvo principal de sua vida. “Quero um bom emprego para satisfazer os MEUS desejos”, “quero um(a) marido(esposa) para satisfazer as MINHAS necessidades afetivas”, “quero amigos para satisfazer a MINHA vida social”. Tudo gira à MINHA volta, à MEU favor e para satisfazer MINHAS vontades.
Por que será que Deus disse: “...amarás o teu próximo como a ti mesmo...”? (Levítico 19.18b) Deus conhecia o caráter do homem. Ele sabia que se o homem, que é egoísta por natureza, amasse o próximo como ele se ama, pensasse nos interesses dos outros como pensa nos seus próprios, todos os problemas com a falta de amor seriam resolvidos, tamanho o amor do homem por si próprio.
Pensando que o egoísmo é parte integrante do caráter pecador do homem, até parece que o amor é de certa forma “sobre-humano”... e realmente é! A bíblia fala que Deus é amor (I João 4.8b) e que “Deus amou o mundo de tal maneira que DEU...”(João 3.16a). O amor é parte do caráter de Deus. Assim como Deus é justo e santo, Ele é AMOR e o padrão de amor que Deus cobra de nós é o seu padrão. O amor que vem de Deus não olha os seus próprios interesses, mas é sacrificial, significa abrir mão. Abrir mão de vontades, abrir mão de dar sempre a última palavra, abrir mão de certas opiniões que sabemos que irão gerar conflitos. Isto vai contra a natureza humana, mas como disse, este padrão de amor não é humano, mas divino. É um amor que só pode ser vivido no Espírito.
Creio que é nosso desejo viver este amor no nosso dia-a-dia, amando as pessoas com este padrão de amor, mas para isto, um processo se torna imprescindível: antes de amar as pessoas com este padrão de amor, precisamos amar a Deus, abrindo mão de nossas vontades, desejos pecaminosos, nosso egoísmo, então Ele te capacitará a amar as pessoas com o amor divino. Eis o desafio. Ir contra nossa natureza não é nada fácil, mas temos um bom aliado nesta luta, afinal de contas, quem melhor do que Jesus para nos ensinar sobre o  amor sacrificial?
FONTE: Nada mais do que uma voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.