13/11/2008

CUIDADO COM AS SEITAS!


Movimento de Boston .Igreja de Cristo Internacional.
Alexandre Galante.
Um dos mais novos movimentos pseudo-cristãos da atualidade e de maior crescimento no mundo é a Igreja de Cristo Internacional (ICI), conhecida no início como Movimento de Boston.   Sob a capa de uma teologia aparentemente ortodoxa, esta seita se considera a igreja renascida do 1º século, a única igreja verdadeira de Deus na terra. O Movimento baseia-se sobretudo no evangelismo, discipulado intensivo e proselitismo, rebatizando principalmente jovens cristãos de outras denominações.

No site da ICI na Internet existe uma declaração que diz: “Pelo que conhecemos, nós somos o único grupo que ensina os princípios bíblicos de discipulado como uma parte necessária do processo de salvação”.

Atualmente o número de adeptos  cresce cerca de 10% ao ano. Segundo os últimos dados disponíveis, o número de membros estaria em torno de 175 mil, em mais de 292 igrejas no mundo. O Movimento encontra-se ativo em mais de 115 países, inclusive no Brasil (onde chegou em 1994) e o objetivo da ICI é plantar pelo menos uma igreja numa cidade de mais de 100 mil habitantes em cada nação, um ambicioso plano de evangelização para atingir o mundo todo em poucos anos. Isso é possível com o uso do sistema de pirâmide semelhante ao empregado nas empresas de marketing de rede, pois os membros discipulam e batizam uns aos outros, resultando num crescimento em progressão geométrica.

Rápido crescimento

O fundador da ICI, Kip McKean, de 43 anos de idade, começou com 30 pessoas numa pequena igreja no subúrbio de Boston, Lexington – EUA, em 1979. Renomeada como Igreja de Cristo de Boston, a congregação cresceu rapidamente com o novo método de discipulado.

McKean cresceu num ambiente Metodista e se tornou cristão quando era estudante na Universidade da Flórida em Gainesville, através da Igreja de Cristo, uma  denominação radical conhecida por abolir os instrumentos musicais nos cultos. Em 1987 a Igreja de Cristo expulsou o grupo de McKean, considerando-o como causador de divisão, autoritário e perigoso. McKean disse em entrevista ao Jornal Miami Herald em 1992: “Nós não somos uma seita. Aqui você não tem que raspar a cabeça ou dar todo seu dinheiro à igreja. Mas você tem que dar seu coração. Nas nossas mentes, estamos apenas tentando voltar à Bíblia.”

Al Baird, que está no movimento desde 1983, disse também numa entrevista: “Se alguém abandona esta Igreja, ele está abandonando a Jesus e certamente perderá sua salvação.”

No final da década de 80, o psicólogo e pesquisador Flavil R. Yeakley da Universidade Cristã de Abilene, realizou uma série de testes psicológicos, levantando os perfis de personalidade de 900 membros do Movimento de Boston, com a aprovação do grupo.

A conclusão do Dr. Yeakley foi: “O Movimento de Boston está produzindo em seus membros o mesmo padrão não-saudável de mudança de personalidade observado em outros estudos de conhecidas seitas manipuladoras.” Apesar das conclusões de Yeakley, o Movimento de Boston alegou que “os membros estão se conformando mais à imagem de Jesus Cristo”.

O discipulado da ICI

A ICI usa a Bíblia, radicalizando e torcendo suas verdades, para controlar mentalmente seus membros através de reconstrução cognitiva e indução, manipulando a vida dos membros em todos os detalhes, provocando despersonalização, quebra de vínculos afetivos, invasão da intimidade do lar, abandono de empregos, carreiras e ideais pessoais. A ICI ensina que a fé somente não pode garantir a salvação, sendo necessário o batismo nas águas (ou o rebatismo, caso o candidato já tenha sido batizado noutra igreja) e a confissão periódica de todos os pecados a um discipulador, além de ter que evangelizar diariamente. Na ICI os jovens aprendem que “um discípulo que não faz discípulos, não é um verdadeiro discípulo de Cristo.”

Hoje no mundo o número de ex-membros é o dobro do número de membros ativos. E a maioria dessas pessoas que deixaram o Movimento carrega profundas seqüelas produzidas pelo abuso de autoridade e pela metodologia psicológica praticada pela ICI. Alguns tentaram o suicídio, outros enlouqueceram e a maioria dos ex-membros não quer mais ouvir falar em qualquer forma de cristianismo.

Mantendo um estilo de vida de alto desempenho, o discípulo da ICI vai ficando exausto ao invés de aliviado. O que vemos acontecer com várias ex-membros é o oposto do que o Senhor Jesus disse quando chamou as pessoas para o Seu discipulado. Em Mt.11:28 Ele pede para as pessoas virem para serem aliviadas de todos os fardos e exigências que os líderes religiosos lhes colocaram. Jesus disse: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.