23/10/2008

LIVRARIAS CRISTÃS SÃO ABERTAS NA CHINA

A mais nova livraria cristã aberta foi em Xangai no dia 1 de abril. No entanto, não há Bíblias para vender. Essa livraria é administrada por um jovem empresário cristão e é uma das poucas livrarias cristãs que funcionam na China hoje.

Apesar de ser paracida com uma livraria cristã estrangeira, não está à venda uma Bíblia sequer. De fato, o proprietário de outra livraria cristã no norte da China foi multado recentemente em 10.000 RMB (1.200 dólares) por vender Bíblias ilegalmente.

O gerente de Xangai explicou que agora é possível obter permissão do governo municipal para abrir livrarias "especializadas", e ele orgulhosamente mostrou seu novo certificado. Entretanto, somente é permitida a venda dos livros com o número do ISBN. O ISBN, ou Número Padrão Internacional do Livro (ISBN, em inglês), é um número com dez dígitos que identifica cada livro e produtos similares publicados internacionalmente.

Os livros cristãos, incluindo Bíblias, publicados oficialmente pelo Conselho Cristão da China e pela Editora Amizade não têm o ISBN e só recebem autorização provincial para impressão e portanto não podem ser vendidos livremente ao público em livrarias.

Há umas poucas centenas de grandes igrejas oficiais na China que operam nas cidades com livrarias e pequenas bibliotecas. Elas estão normalmente abertas somente aos domingos aos fiéis e não estão disponíveis ao público em geral. O número de títulos nas bibliotecas das igrejas oficiais ainda são muito limitadas. O catálogo de 2002 para o Conselho Cristão da China lista apenas 88 títulos (excluindo Bíblias e hinários).

Avanço pioneiro

Numa cuidadosa distinção, esses novos pontos de venda estão abertos ao público e representam um avanço pioneiro. Pelo menos cinco lojas estão agora abertas nas cidades maiores. A maioria abriu nos últimos meses. A de Xangai atrai cerca de cinqüenta clientes e curiosos a cada dia, dos quais mais da metade não são cristãos. A existência da loja foi passada de boca em boca.

O proprietário não espera ter lucro a curto prazo. É caro estocar a loja com livros cristãos. Na China, muitos editores seculares, por razões de lucro estão publicando de vez em quando livros cristãos. Eles vão de livros acadêmicos eruditos sobre teologia de Tomás de Aquino ou Lutero a dicionários bíblicos e até histórias bíblicas ilustradas. A maioria sae em modestas edições de 2.000 a 10.000 exemplares.

O contínuo crescimento da Igreja Chinesa significa que existe uma necessidade insaciável por literatura cristã de todo tipo. Significa também que o suprimento de livros cristãos do exterior ainda é uma necessidade urgente.

Entretanto, a abertura dessas poucas livrarias cristãs é um significativo, ainda que modesto, avanço. A esperança é que a censura e o controle diminua ainda mais, para permitir a publicação de material cristão dentro da China numa escala compatível com o que provavelmente é a maior comunidade evangélica do mundo.
FONTE: http://www.semipa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.