O símbolo estilizado do peixe, ou mesmo sua figura, é um dos símbolos do cristianismo. Afinal, qual a relação?
Em primeiro lugar, o óbvio: um dos principais milagres de Cristo foi a multiplicação dos pães e peixes, em duas ocasiões, como consta nos evangelhos, e aqui não vou fazer citações por que o presente texto é explicativo, e não apologético, mas é fácil encontrar nos evangelhos.
Em segundo lugar temos que a principal fonte de alimentação e de economia da região em que Jesus viveu era o pescado, não foi à toa que ele escolheu seus primeiros apóstolos entre essa classe de trabalhadores. Lembremos ainda que o messias prometeu fazê-los 'pescadores de homens'.
Por último, e principalmente, encontramos no símbolo do peixe uma forma de driblar a perseguição cruel dos romanos aos cristãos primordiais. Peixe, em grego, língua muito difundida na época, é ICHTIS (lê-se íktis), quase uma sigla de Iezus CHrisTuS, Jesus Cristo. Assim, onde estava desenhado esse símbolo os iniciados sabiam tratar-se de uma família cristã. Algo parecido com o moderno Tio Sam, Uncle Sam em Inglês, uma semi sigla de UNited States of AMerica.
E tenho dito!
The Well
FONTE: O Gentileza: Breve história: porque o peixe é associado ao cristianismo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A boca fala do que está cheio o coração.