08/12/2008

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DOS E-BOOKS

 

É ilegal baixar e ler e-books?

Resposta: NÃO !

O que diz a lei brasileira:

A Lei 10.695/03 resolve definitivamente a polêmica questão acerca da cópia única para uso privado do copista, sem intuito de lucro, ao inserir o parágrafo 4º no artigo 184, que exclui tal prática, de forma expressa, da incidência das penas previstas nos parágrafos precedentes.

§ 4o O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto." (NR)

Portanto, copiar obra integral, em um só exemplar, para uso exclusivamente privado, sem intuito de lucro, não é tipificado como crime.
O que diz a Palavra de Deus:

… de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10:8)

… não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos. (1 Co 10:33)

… [o amor] não busca os seus próprios interesses… (1 Co 13:5)

Com isso, não queremos dizer que desprezamos os direitos dos autores e demais envolvidos no processo de criação e distribuição dos livros.
Ao contrário, louvamos a Deus pela vida deles, e sua disposição em transmitir os ensinamentos de receberam do Senhor.
Nossa intenção não é de prejudicá-los, de modo algum, mas de tornar esses ensinamentos (de Deus) disponíveis para os que, por circunstâncias da vida, NÃO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS para adquirí-los, o que, na prática, significa que não gera prejuízo, já que não comprariam os livros por não terem dinheiro para isso.
Por isso, adicionamos o seguinte aviso:


Nossos e-books são disponibilizados gratuitamente, com a única finalidade de oferecer leitura edificante a todos aqueles que não têm condições econômicas para comprar.

Se você é financeiramente privilegiado, então utilize nosso acervo apenas paraavaliação e, se gostar, abençoe autores, editoras e livrarias, adquirindo os livros.


Outro assunto que também queremos esclarecer, é em relação aos créditos colocados nos e-books.
Procuramos, sempre que possível, manter os créditos de editoras, tradutores, etc, mas às vezes não dispomos da informação quando, por exemplo, a digitalização foi feita a partir de livros fotocopiados emprestados.
Portanto, se este for o seu caso, utilize-se da seguinte fonte:
scribd.com/alzirasterque8
Neste endereço há a necessidade de se cadastrar, em inglês, para ter acesso a uma infinidade de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.